top of page

5 pontos importantes na seleção de um franqueado


Muito se fala na necessidade do capital para investir, como uma das características principais de um bom franqueado. Certamente, isto é um ponto importante para montar um negócio, mas não uma característica do franqueado.

Sem investimento, são poucos os negócios que conseguem nascer, mas com certeza, sem um bom comandante nada perdura.

O franqueado é peça fundamental do sucesso da franquia. Por isto, sua seleção é um ponto fundamental

Como sugestão, listo abaixo 5 pontos que considero importantes para um Franqueador analisar no perfil do candidato a franqueado.

  • Gestão: um bom franqueado tem que ser um bom gestor. Principalmente no que tange a parte administrativa da unidade. Nenhum negócio se desenrola no caos, sem números, sem controle. Assim, se o franqueado não tiver a organização necessária, e os conhecimentos básicos de administração de negócios, tudo ficará mais difícil. A maioria das franquias oferece em seu pacote, sistemas de gestão e uma consultoria de negócios, mas a vontade do franqueado em seguir estes passos é fundamental.

  • Disciplina: um bom franqueado confia nas orientações de sua franqueadora, visto que ele assumiu este compromisso após longa escolha pelas marcas analisadas. A disciplina por seguir as regras e padrões da franqueadora é importante para o sucesso do seu empreendimento, visto que estas já foram validadas no histórico da franqueadora, e justamente foram quem trouxeram o sucesso da mesma. Um franqueado rebelde, que contesta todas as diretrizes e quer fazer a seu modo, não tem o perfil ideal.

  • Execução: A execução das ações propostas pela franqueadora é ponto importante. A ideia é uma coisa, a execução é outra. Se o franqueado for bom executor, fará com que a ideia proposta pela franqueadora, saia do papel e renda bons frutos, com custo baixo. Se tiver que ficar refazendo, certamente seu custo será impactante.

  • Dedicação: a história de achar que vai trabalhar menos que no seu último emprego "CLT", esqueça. Se o franqueado tem esta ideia em mente, esqueça-o. A dedicação ao negócio é quase que um "fanatismo", ou seja, 24hs por dia, 7 dias por semana, em alguns negócios. E assim que tem que ser #focototal

Por fim, não podemos deixar de listar a Gestão de pessoas, afinal todo negócio só funciona se houver colaboradores para executá-los, um bom franqueado é um bom líder, e por isto deve ter as habilidades de resolver conflitos, de mediar, de ser capaz de selecionar bem sua equipe e de motivá-la todo dia.

Assim, na sua próxima entrevista com um franqueador, ou na sua próxima seleção de um novo franqueado, fique ligado nestas 5 características durante todo o processo, validando os pontos e tomando a sua decisão!

Bons negócios!

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Categorias
Siga
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • YouTube
bottom of page