Por que franquias baratas de frango frito estão fadadas ao fracasso?


Sem dúvida esse é um tema polêmico, mas com mais de 25 anos no mercado já vimos muitos aventureiros surfarem na onda de frango no Brasil. Com certeza o Brasil é um mercado que têm potencial para crescer. Comparado com os EUA com mais de 6500 restaurantes especializados em frango frito, o Brasil não chega nem a 4% desse total.


Mas porque redes consolidadas Americanas ainda não conseguiram crescer no país tropical?



1) Cultura brasileira x americana

Para se tornar popular você precisa fazer parte da cultura. A feijoada é um prato típico no Brasil, portanto, tem uma demanda acima do normal, logo tende a vender mais. O brasileiro sonha com feijoada, entende? Mas o brasileiro sonha com taco? Frango frito? Ainda mais o frango frito comendo com as mãos sem garfo e faca? Infelizmente, o brasileiro não se sente confortável em comer com as mãos, ainda mais em uma praça de alimentação. O americano come pizza com as mãos, sabia? O brasileiro, jamais! Imagina um frango com osso? Assim como a culinária japonesa cresceu no Brasil, acreditamos no potencial de crescimento de frango frito no Brasil.


* Na HNT não temos frango com osso, temos 5 cortes sem osso.



2) Frango empanado crocante x frango à milanesa


Para trazer a experiência de um frango frito crocante sem estar encharcado na gordura é necessário técnica, tempero adequado à cultura e insumos corretos. Você sabia que algumas franquias aventureiras usam produtos errados para empanar o frango? Há uma diferença radical entre um frango bem empanado para o mal empanado. Mas, o brasileiro, por não ter referência cultural e no sabor, pode ainda não entender essa diferença. Porém, uma vez que experimentar um frango bem empanado, nunca mais vai ser enganado.



3) Equipamento correto


Para fazer um frango crocante é preciso equipamento de precisão. Por exemplo, se a temperatura oscilar com grande volume de produção, o frango vai ficar encharcado de óleo. Fritadeira baratas não conseguem dar volume: uma coisa é fazer 10 transações de venda no dia, outra coisa é vender 100 transações dia. Fritadeira baratas queimam o óleo e aumentam radicalmente a gordura saturada.



4) Insumos corretos

Quando se trabalha com fritura qual é o item de insumo que mais sai em nosso CMV (custo de mercadoria de venda), além do frango? A resposta é fácil! Seria o óleo, mas como as franquias baratas usam fritadeiras baratas, elas queimam óleo como água. Portanto prejudicam a qualidade do produto ou acabam usando a opção com menor custo.


Na HNT, usamos gordura de algodão. O óleo de algodão pode ser uma alternativa ao uso dos óleos de soja, milho ou canola tradicionais. Ele é rico em nutrientes como vitamina E e ômega-3, atuando no organismo como um forte antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Para você ter uma ideia, a cada balde de 15 litros custa R$ 165,00. Imagina se as franquias baratas vão usar esse insumo?


5) Crescimento rápido pode ser um problema grave


Franquias baratas de frango têm poucos anos de vida e geralmente, pelo preço de investimento, têm muitas unidades. Desse modo, crescer tão rapidamente pode prejudicar a qualidade e controle da marca. Por isso, existem franqueados que trabalham literalmente de uma garagem no fundo do quintal de sua residência, sem ter ao menos alvará da vigilância sanitária.



6) Markup, fichas técnicas e técnicas de venda


Algumas franquias não têm experiência em fazer fichas técnicas, nem mesmo de definir os preços, em um mercado que cada vez está mais complexo e competitivo. Ainda mais com a entrada no segmento de delivery, dos marketplaces e de diferentes opções de pagamento - que acabam por ficar com parte do faturamento. Um preço mal feito pode gerar um resultado negativo, já ouvimos relatos de franqueados de franquias baratas que falaram: "Quanto mais eu vendo, maior é o meu prejuízo".


7) Marinação incorreta


Para o frango ficar com gosto e apetitoso, ele precisa ser marinado por ao menos 12 horas. Na correria da operação, muitos operadores que não têm experiência podem errar nesse ponto, com isso o frango fica totalmente sem gosto. O processo é complexo, porque as franquias baratas usam frango congelado sem tempero. O descongelamento correto demora mais de 12 horas em geladeira, mas como as franquias baratas não têm espaço e poucos freezers ou geladeiras, usam geralmente o descongelamento ao ar livre, que realmente não é adequado e irregular. Assim que descongelam, temperam e colocam para fritar logo em seguida. O resultado, certamente, não é algo bem feito.


8) Alto índice de fechamento de loja


Franquias baratas ganham dinheiro na taxa de franquia. Geralmente, não cobram royalties ou definem valor fixo por mês. Isso parece ser bem atrativo, mas na prática gera falta de oxigênio na estrutura de suporte ao franqueado. Devido à falta de suporte e baixa qualidade no produto, as lojas abrem e fecham com alta velocidade. Por isso, não conseguem nenhum prêmio de excelência nos principais portais do franchising. A não ser matérias em mídias ou jornais através de assessoria de imprensa.



25 anos de experiência no mercado


Na HNT, nos orgulhamos de ser a única franquia do segmento de frango frito com selos de excelência da ABF em 2019 e 2020. E também a única com selos de 5 estrelas na PEGN, da editora Globo, em 2018, 19 e 20.


Aqui, já vimos franquias baratas com mais de 70 unidades zerar suas unidades em dois anos. Portanto, cuidado: o barato pode sair caro. Estamos à disposição para explicar em detalhes os nossos diferenciais e diversificar a cultura de frango no Brasil!
























Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Categorias
Siga
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

COMPARTILHE O FRANGO MAIS CROCANTE DO MUNDO!

Escritório

Av. Pastor Martin Luther King JR, 126

Office Torre 1000 - Sala 819 - Del Castilho

Rio de Janeiro - Shopping Nova América

TEL: 21 3647-0078

HOT N' TENDER © 2018 Todos os direitos reservados.